Tatuagem O Filme

filme


filme


filme

 

Mesmo com a mudança Horas antes do horário marcado na programação oficial, muitas pessoas se dispuseram a lotar o Espaço de Cinema, no bairro do Botafogo, para prestigiar o grande vencedor do Festival de Gramado, Tatuagem O Filme. Durante a apresentação o diretor Hilton Lacerda não economizou elogios ao público, ao elenco e à equipe técnica do filme. “Não sei fazer cinema sem essas pessoas”, disse o realizador emocionado.
Tatuagem é ambientado em 1978, no interior de Pernambuco. O grupo artístico Chão de Estrelas faz performances que misturam dança, teatro e humor. O bando é formado majoritariamente por homens gays e mulheres.
Hilton Lacerda é reconhecido no cinema nacional por seu trabalho como roteirista, muitas vezes em parceria com o cineasta Cláudio Assis. Em sua estreia como diretor, é possível perceber uma linha estética que ecoa em A Febre do Rato (2011), dirigido por Assis e assinado por Lacerda.
Se A Febre do Rato, com sua fotografia em preto e branco e texto eloquente, lembra o Cinema Novo; Tatuagem está estética e tematicamente ligado ao cinema contestador produzido no Brasil na virada da década de 1980.

 

A direção de arte traz cores vivas para o cenário e o figurino da produção. A direção de fotografia trabalha com uma textura granulada que potencializa a semelhança do filme com outros títulos, que foram verdadeiramente realizados na época retratada porTatuagem.
Os temas abordados pelo longa de Lacerda são os mesmos tratados pela produção marginal e pelo cinema jovem dos anos 1980. A afirmação sexual de maneira transgressora e uma certa contestação política podem ser encontrados nas cenas do filme ou em Bete Balanço (1984), por exemplo.

 

Com uma proposta estética consciente, o filme já garante algum mérito. O restante dos aplausos com os quais o longa foi recebido no Festival do Rio se devem ao bom uso de câmera de Hilton Lacerda, ao saboroso texto dos diálogos e ao ótimo elenco capitaneado por Irandhir Santos (O Som ao Redor). Tatuagem tem sua estreia comercial marcada para 15 de novembro.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *